História

A criação de um...dois simuladores, de Entusiasta a Profissional.

 

Certo dia fui convidado por um amigo meu, para ver o seu simulador, que contava com um Pc e com um joystick e outros acessórios, podia-se ligar à Vatsim / Ivao, estava engraçado e despertou-me a curiosidade. O meu Pai já contava com mais de 30 anos de serviço na TAP, mas sempre me virei para a informática desde os meus 16 anos, na qual abri uma microempresa em 1999 na área da informática. Como sou muito curioso, ao ver esses acessórios ligados a um PC despertou em mim uma nova paixão na qual hoje não me consigo separar, isto em 2007.

Como tenho uma empresa de informática, é mais fácil adquirir material. Comecei então a analisar/ler artigos sobre aviões/simuladores na internet, adquiri um bom PC e vários écrans para fazer a simulação de diversos aviões e utilizando o FSX. Em 2011 deu-se uma reviravolta e muito grande… pois através da minha constante pesquisa na internet vi que havia uma feira anual em Amsterdão (Lelystad), e aventureiro como sou comecei a programar a viagem (Avião / Hotel / Comboio…), no dia 04 Novembro de 2011 lá estava eu em Lelystad, no dia 5 desloquei-me à feira e… espetáculo…milhares de pessoas com a mesma paixão (afinal não sou maluco…sozinho ), falei com diversas pessoas e fabricantes de cockpit´s (quase reais) e pronto, fiz os primeiros contatos e assim se estraga a carteira . Tive de escolher entre o Boeing e o Airbus, como na altura era muito difícil arranjar todo o material para o Airbus, lá veio o Boeing 737 NG. No dia 5 de Dezembro de 2011 fiz a encomenda ao fornecedor escolhido (MIP, CDU bay, Glareshield, + MCP e Efis’s, no dia 13 Fevereiro de 2012 esta chegou…com alguma peças em falta, através de alguns email’s lá foi possível resolver as coisas com o fornecedor; é claro que esta encomenda foi uma das muitas que tive de fazer. Durante o ano de 2012 fui adquirindo os LCD’s para o CPT & FO, e os Gauges. No fim de 2012 comecei a adquiri os materiais para o Pedestal (Nav,Comm,ATC,ASP’s,ADF’s…etc.), só acabei o pedestal em 2013. Ainda em 2013 adquiri o Yoke para o CPT. Entretanto em 2014 veio o Yoke para o FO, o throttle P&P e os rudders interligados (aqui tive muita sorte, pois um fornecedor sem escrúpulos lixou muitos clientes…eu tive sorte). Também

em 2014 vieram os CDU’s e mais tarde em 2017 troquei os Chrono’s por outros (réplicas do B737 NG).

Agora começava a parte engraçada… criar uma estrutura para acomodar as peças do simulador. Em 2014 ainda faltava tanto e já milhares de euros gastos…sem fim à vista…é necessário ter um apoio verdadeiramente sólido para ter chegado aqui, pois ter Esposa, três filhos e dar suporte monetário a mais um (o mais gordo ), é obra.

Ainda faltava a base, na qual pedi ajuda a um amigo, foi a primeira base… estou na terceira e vou acabar na quarta versão.

Mas não esmoreci… já tinha pesquisado o suficiente para ter na cabeça e no papel todas as medidas necessárias para a sua concretização. Comprei uma máquina de corte, e lá comecei a demanda, na qual refiz a base, e criei toda a estrutura da caixa. Também fiz os Seat’s (acentos) dos pilotos em madeira, e mandei estofa-las a uma primo meu. Toda a estrutura do simulador alberga os 5 écrans de simulação, os 4 écrans para o instrutor, os 6 servidores para todo o simulador, sistema surround, UPS e toda a cablagem necessária para o seu funcionamento.

Em 2015 já tinha a estrutura do simulador completa…que tarefa, mas valeu todo o meu esforço. Durante esse ano passou-me pela cabeça tirar o curso de piloto comercial… foi só um pensamento , pois quando cheguei a Tires e disseram 57.000 €… até logo. O investimento que já tinha feito, ultrapassava esse e assim não iria resultar… durante esse ano conheci o meu melhor amigo, mecânico de aviões da Portugália, e durante uma das nossas muitas conversas, ele disse-me porque é que não me lançava no ramo profissional, pois ninguém tinha um simulador destes para brincar…fartei-me de rir (só eu ). Por vezes tudo faz sentido, não na hora mas no futuro. Quando fui a Tires para uma angariação do curso comercial de aviação…alguém por engano mandou-me todos os contatos da angariação e marketing para o meu mail (centenas deles ), ora vi neles uma excelente oportunidade de negócio. O meu amigo criou o site inicial, completei-o com o conteúdo e valências para o qual serviria o propósito do simulador. Com tantos contatos foi simples, comecei a mandá-los a pouco e pouco…e logo a revista Visão ligou-me para uma entrevista…eu não queria acreditar, quando saiu a revista, em 4 Março de 2015, quase à noitinha já tinha o meu primeiro cliente, pack de 20h . Depois foi só esperar TVI, RTP e

outras revistas / jornais já fizeram a sua reportagem. No fim de 2016 adquiri o último elemento que me faltava, o Overhead (FWR & AFT).

Em 2017 já tinha muitos pilotos Portugueses, estrangeiros e empresas do ramo a fazerem preparação para as companhias aéreas ou as próprias companhias a treinar os seus pilotos. Também em 2017 já faço grande parte dos acompanhamentos dos pilotos para os assessments, pois a minha experiência foi crescendo tanto, que adquiri essa nova vertente. Durante esse ano mandei decorar todo o exterior do simulador e também a carrinha. Adquiri as cadeiras de CPT & FO originais e outras para a zona de lazer e para a zona do instrutor.

Em 2018, comecei a fazer upgrades a alguns componentes, não por estarem com problemas, mas para ficarem 1:1 com o real.

Resumindo, este é o simulador criado para treino de:

Assessments, CRM, Procedimentos e Type-Rating’s.

No final de Março de 2018, depois de muitas palavras de incentivos à criação de um novo simulador eis que surge o Airbus A320, tanto para entusiastas como para profissionais. É um projeto ainda com mais aspirações, qualidade máxima para um desempenho de topo, sempre apoiado com uma grande empresa de software para os sistemas.

 

Agradecimentos:  À minha Esposa e filhos, Vizinhos, Amigos e ao meu grande amigo (ele sabe quem é :) )., Obrigado.

Agradecimentos especiais: Aos meus PAIS  :) , o meu muito obrigado.

 

O website será apresentado da seguinte maneira:

 

www.Sims.pt

www.B737sim.pt                  www.A320sim.pt

 

 

Qualquer um pode sonhar!

Seja como entusiasta, virtual ou profissional, venha experimentar!

Contacto:

Tel:         +351 934 273 435

Email:    geral@b737sim.pt

Morada: Rua João Tarré Ribeiro Nº15 G-2

              2625-263  Arcena - Alverca do Ribatejo

Os Nossos Parceiros:

  • NB Computadores

Informação:

  • Termos e Condições
  • Sitemap
  • Sobre nós

Para Entusiastas:

  • Apaixonados